Brasil: um país em crise
- 20 de outubro de 2021
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Editorial
- 2
Theillyson Lima
Uma mesa farta em todas as refeições, tanque cheio, contas pagas no dia correto e dinheiro para investir em algo que gosta. No momento, essa realidade não é muito vista em nosso país. Uma sucessão de fatores, internos e externos, deixou o Brasil em crise em praticamente todos os aspectos.
A crise começa, se é que podemos colocar um começo, na falta de chuva. Isso acarreta enormes problemas na distribuição de energia, no preço da água e na produção das empresas. Mas está tranquilo, é só uma crise na energia…
Não é bem assim. O preço do combustível também não é muito convidativo. As famílias precisam ter mais planejamento para seus deslocamentos diários, para que o gasto com o carro não seja um problema financeiro no fim do mês.
Você acha que para por aí? Ainda não, bem longe disso. O gás também está caro, muuuito caro. Uma família que cozinha diariamente está gastando mais de 100 reais de seu orçamento com o gás. Podemos falar também da inflação, que sobe a cada dia tornando todos os produtos mais caros.
A soma destes fatores traz o problema derradeiro: o preço da comida. A carne está cara, o queijo também, o ovo, e assim sucessivamente. É por esse motivo que vemos constantemente na mídia reportagens sobre fila de pessoas em busca de ossos, açougues passando a vender o osso, entre outras privações alimentícias.
Mas qual o motivo de tudo isso? Será que é apenas azar ou tem algum outro fator que impede o Brasil de passar por suas crises? Bom, é fato que a economia internacional e os fatores climáticos são preponderantes na crise geral, mas a ineficiência do governo na gestão financeira é crucial nesse cenário.
Além disso, a gestão Bolsonaro foi irrelevante e atrapalhou o controle da pandemia, o que também trouxe resultados catastróficos em diversas áreas. Onde está o poder de negociar o preço nas distribuidoras de combustível ou energia? Será que não tem nada que o governo possa fazer para melhorar esse cenário?
Algumas pessoas acreditam que uma das soluções é a volta do horário de verão, que diminuiria a pressão no consumo de energia dando tempo para as hidrelétricas se recuperarem. Por isso, trouxemos um debate sobre a importância dessa solução e os impactos que ela pode causar.
Portanto, nesta edição do Canal da Imprensa, trouxemos diversos textos sobre as crises que estão afetando nosso país e como a mídia está acompanhando esse momento. Leia, reflita e entenda como esse momento pode ser superado ou o que podemos fazer para tirar o Brasil da crise. Só uma coisa certa: precisamos de mudança!