Animações com verdades profundas?
- 7 de outubro de 2021
- comments
- ABJ Notícias
- Posted in Editorial
- 2
Theillyson Lima
Você chega em casa cansado, querendo relaxar e pronto pra assistir uma animação qualquer e dar risadas. Uma hora e meia depois você está pensando sobre o sentido da vida, indignado com a exploração do trabalho ou revoltado com algo que acabou de ver.
Por mais que não seja o nosso objetivo ao assistir uma animação, esse sentimento tem se tornado cada vez mais comum. É impossível assistir a “Viva – a vida é uma festa” e não pensar na morte ou no sentido da vida. Mas será que todas as animações têm o objetivo de trazer uma história complexa e reflexiva no fundo?
Acredito (e espero) que não. Afinal, existem momentos que queremos apenas entretenimento barato e não reflexões. Talvez o grande problema seja a necessidade de encontrar “lições” em qualquer coisa. É lição em filme, série, animação, desenho, novela e por aí vai…
A vida em alguns momentos parece que está cheia de “coachs” de Linkedin que precisam insistentemente achar lições de empreendedorismo ou de vida em tudo que existe. Esse é um processo cansativo e enfadonho, que me dá uma certa preguiça toda vez que visualizo algum conteúdo desse tipo.
Mas… também podemos parar alguns momentos e tirar aprendizados de conteúdos mais simples, como animações. Isso não quer dizer que aquela obra traz um assunto ou reflexão que vai mudar sua vida pra sempre, mas, é possível que desperte alguns sentimentos interessantes.
Seja um filme de comédia, de drama ou de suspense, o que importa é ter momentos de relaxamento e diversão. Se eles trazem alguma conclusão importante para a vida, que bom. Se não trazem, está ótimo também.
Durante os textos desta edição do Canal da Imprensa, você vai se deparar com a análise de diversas animações que podem, ou não, trazer lições para o nosso dia. Leia cada artigo e veja se as reflexões encontradas ali foram percebidas ao assistir os mesmos conteúdos ou se algo novo pode ser encontrado!