Amor & geladinho: a adaptação sobre a Itália sem o gosto italiano
- 19 de abril de 2023
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Análises
- 0
De um livro com duas lindas histórias de amor, para um filme com apenas uma história (e mal-aprofundada).
Helena Cardoso
Ao descobrir que um livro vai virar filme, os fãs se dividem entre animados e preocupados. A expectativa para ver aquela história passando nas telas é, por vezes, ofuscada pela preocupação de que detalhes importantes da obra inicial serão deixados de fora. Fazer leves mudanças nas histórias é comum, seja para a trama caber no tempo de um filme ou para deixar o roteiro mais animado. Entretanto, às vezes as mudanças acontecem por puro capricho dos produtores e a vontade de mudar algo que já estava bom.
Amor & Gelato, escrito por Jenna Evans Welch, é um livro de romance adolescente clichê que ganhou sua própria adaptação na Netflix em junho de 2022. A história animada, que mostra as aventuras de duas jovens em épocas diferentes na Itália, consegue contra todas as expectativas perder a cor e brilho italianos quando passada para as telas. O que ficou de fora, nesse caso, não foram meros detalhes que melhorariam o roteiro, mas toda a essência de autodescoberta e da própria história de amor.
De forma mais dura (porém verdadeira), a única semelhança real entre as duas obras é o nome – e apenas o nome do filme, já que nomes de personagens também mudam. Mas ao invés de ficar falando sobre como a adaptação conseguiu criar uma história do zero com um livro que poderia render um filme de grande sucesso, vou deixar que você tire suas próprias conclusões. Começando realmente do começo, prepare-se para ler duas histórias completamente diferentes e repletas de spoilers.
Amor & Gelato – o livro
Carolina (Lina) vai passar as férias de verão em Florença, na Itália, quando sua mãe (Hadley) morre em decorrência de um câncer no pâncreas. O objetivo da viagem é que Lina conheça Howard, o homem que sua avó diz ser seu pai. Chegando lá, Lina precisa morar no memorial americano da Segunda Guerra (nome bonito para “cemitério”), e Sonia, superintendente-assistente do lugar, a entrega um diário que pertenceu à sua mãe durante o ano que ela estudou fotografia na Itália, antes de se tornar uma fotógrafa famosa.
Enrolando para ler e em uma tentativa de fugir de Howard, o homem que Lina pensa que a abandonou, ela começa a correr em uma colina atrás do cemitério, onde conhece Lorenzo (Ren). Como Lina não sabe nada de italiano e, observando suas roupas, Ren presume que ela é americana, eles conversam em inglês e rapidamente se tornam amigos. No dia seguinte, Ren leva Lina para uma festa, onde ela conhece Thomas, o garoto por quem se apaixona, e Mimi, a namorada do Ren.
Depois desses acontecimentos, o livro se desenrola com Lina lendo a história de amor de sua mãe com “X” ao mesmo tempo que constrói sua própria história de amor com Thomas. Além disso, a trama mostra muito bem o desenrolar da relação parental entre Howard e Lina. Entretanto, por confusões envolvendo padarias secretas e estátuas, a garota americana descobre que seu verdadeiro pai é Matteo, professor de fotografia de Hadley. Ela viaja para Roma acompanhada de Ren para conhecê-lo, mas nada sai conforme o planejado – nem quando Lina beija o amigo e cria um clima estranho logo em seguida.
Voltando para casa, ela tem medo de contar a Howard e deixá-lo chateado ao descobrir que não tem uma filha, mas ele sempre soube e só manteve o disfarce para poder cuidar dela, já que amava muito sua mãe. No fim das contas, Ren e Lina fazem as pazes após uma festa, e Howard descobre que Hadley sempre o amou.
Amor & Gelato – o filme
Carolina (Lina), recém-formada no Ensino Médio, vai passar três meses em Roma, na Itália, depois que sua mãe (Hadley) morreu em decorrência de um câncer no pâncreas. Sem nenhum parente vivo, Lina vai para ficar com Francesca, melhor amiga de Hadley e filha da família que a recebeu durante as férias que esteve lá. No caminho para casa depois de buscá-la no aeroporto, Francesca a leva para um almoço de formatura da escola em que seu primo, Howard, trabalha.
No evento, ela conhece não apenas o tal primo, professor da escola, mas também Lorenzo (Lore), um dos formandos. Depois de conversar com ambos em italiano, língua na qual a adolescente é fluente, ela encontra Alessandro, também formando, que percebe que Lina é americana por estar usando um moletom da universidade MIT. Ela rapidamente se encanta por ele, que a convida para participar de uma festa com ópera na noite seguinte.
Mais tarde, Francesca entrega para Lina o diário que Hadley escreveu durante o verão na Itália, e a menina começa a ler no mesmo instante. Já na festa, ela encontra o pai rico de Alessandro, que causa briga entre o jovem casal, e esbarra com Lore, que a leva para casa com direito à uma parada na padaria secreta.
No desenrolar da história, Lina descobre através do diário que Howard é seu pai, a caminho de um almoço que envolve, além deles, Francesca, Lorenzo, suas mães e Gio, sua namorada. Depois de um clima tenso, ele conta que na verdade ela não pode ser sua filha, já que nunca teve nada com Hadley além de uma profunda paixão.
No dia seguinte, Lina vai de trem para Florença para conhecer Matteo, e acaba encontrando Lore a caminho de um teste para a escola de culinária. Seu pai, entretanto, não fica feliz ao encontrá-la, e Lina volta para a ferroviária, onde beija Lorenzo. Já em casa, eles conversam sobre aquilo ter sido um erro, já que ela estava vulnerável e ele está namorando.
Para resumir, Lina termina com Alessandro durante uma festa e vai atrás de Lore, mas se desculpa por não poder ficar com ele, já que ela foi para a Itália para “se descobrir” e deve fazer isso sozinha. Um ano depois, eles se reencontram, com Lina sendo fotógrafa e Lorenzo sendo o novo dono da padaria secreta que eles costumavam ir.
Adaptação bem adaptada
De certa forma, a adaptação de Amor & Gelato é tão bem trabalhada que consegue adaptar até mesmo o sentido da trama. Ao invés de duas lindas histórias de amor, o filme aborda com destaque apenas a vida amorosa de Lina (e de forma incompleta). Já no livro, embora ela ainda seja a protagonista, tudo é construído para situar a paixão de Hadley e Howard, tão forte que superou anos de distância e até mesmo a morte.
Diversas outras divergências embasam as críticas dos fãs na internet ao clicar na aba “avaliações” do filme no Google. Entretanto, são tantas mudanças que não cabem no espaço de um texto, e tantos detalhes (como a aparência e personalidade dos personagens) deixados de fora que fazem qualquer um que leu o livro se indignar. Nem mesmo a autora, Jenna Evans Welch, esperava todas as mudanças que a Netflix fez no enredo da obra, já que não se envolveu com a criação do filme.
Como dito anteriormente, “fazer leves mudanças nas histórias é comum, seja para a trama caber no tempo de um filme ou para deixar o roteiro mais animado”. Mesmo assim, nenhum desses motivos explica a decepção de Amor & Gelato: uma nova história foi criada durante o tempo que poderia ser utilizado para o desenrolar do livro, e a beleza italiana derreteu tal qual o sorvete.
Talvez, mais fácil do que se esforçar para criar um enredo novo que depois teria que lidar com as críticas e as avaliações ruins, seria apenas mudar o título da produção e parar de chamá-la (falsamente) de adaptação. Afinal, se o nome fosse outro, ninguém jamais perceberia que o filme foi baseado no livro Amor & Gelato.