A vez dos latinos
- 16 de novembro de 2022
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Debate
- 1
Mesmo em meio a cenários turbulentos, com críticas e discussões, Hollywood tem buscado várias formas de para representar os latinos.
Camylla Silva
Sabe qual é a relação entre “One Day at a Time” e “Superstore”? Não pare essa leitura por aqui, fique até o fim que eu garanto que você vai repensar sobre os estereótipos impostos na atuação dos latinos em séries e filmes hollywoodianos. Esse texto não é para contradizer tudo que você já leu sobre o assunto. Mas sim, para debater sobre uma realidade que você ainda não viu.
Quando falam de Hollywood, você provavelmente deve pensar em fama, riqueza e glamour, não é? Em um mundo aparentemente ideal, os desafios são muitos quando se trata de tentar se inserir em uma era de movimentos e discussões sociais a respeito da representatividade e racismo.
Embora esse cenário de fama não tenha sido sinônimo de representação de minorias, nos últimos tempos as produções, estúdios e produtoras de Hollywood têm buscado cada vez mais e mais formas de diversificar seus quadros de profissionais, representando assim, os latinos.
Além dos estereótipos
A veterana de guerra e a jovem supervisora de uma loja. Sabe qual o elo que traz uma semelhança entre elas? São personagens interpretadas por atrizes de origem latina. Isso tudo graças ao sucesso das séries como One Day at a Time e Superstore que abriram oportunidades para que os latinos crescessem cada vez mais na TV norte americana.
Justina Machado interpreta Penelope Alvarez em “One at a Time”, sitcom da HBO voltada para uma família de origem cubana que vive em Los Angeles. A atriz já tinha atuado em outras séries, mas desta vez, a receptividade em One at a Time trouxe ainda mais reconhecimento e motivação para continuar aproveitando as oportunidades em novas produções hollywoodianas.
Analisando como um todo, seus personagens e suas histórias estão bem longe de serem personagens escandalosos, criminosos e com uma aparência única. A série traz, com um intenso cubano, personagens que vão além dos estereótipos e que mostram a importância de dar voz para pessoas que ficam caladas e que foram definidas por outras pessoas que não as entendiam.
Já em “Superstore”, sitcom da Netflix, na qual funcionários de uma loja de departamento vivem diversas aventuras no ambiente de trabalho, a atriz America Ferrera, que interpreta Amy Sosa na série, é bem representada começando como supervisora. Mas por ser a mais inteligente e trabalhadora da loja tornou- se gerente. Na série não falta humor de circunstância e físico. Mas seus criadores tiveram que assumir algumas cruzadas presentes desde o início, como a apropriação cultural.
Como latina, America Ferrera foi muito sonora em relação ao fato de não gostar de ser colocada para trabalhar em um caixa, afinal, nunca teve o sotaque de latina nativa dos EUA, filha de pais emigrantes que amam tanto os EUA que resolveram lhe chamar de “America”. No decorrer das temporadas, há um esforço para a conscientização do público com respeito a diversidade das culturas, sendo abordada de forma breve temas como o racismo sistemático, através de esforços humorísticos concentrados.
Reconhecimento
Hollywood e suas plataformas não pararam após reconhecer que o mercado de latinos é grande, poderoso e além de tudo, está ativo. Com isso, muitos atores latinos e séries foram ao sucesso. Um exemplo é a premiação que “Orange Is The New Black” recebeu, após ser indicada e ganhar três prêmios do Screen Actors Guild Awards, na categoria de melhor elenco em série de comédia – um ponto positivo para a dominicana Dascha Polanco, que interpreta a Daya. Através desse reconhecimento, Hollywood trouxe um exemplo ao mostrar para toda a mídia que os latinos fazem parte do DNA dos Estados Unidos.
Eu poderia listar todas as premiações de séries americanas pela boa atuação e produção dos latinos. Mas é perceptível como Hollywood vem fazendo sua parte ao quebrar os padrões do estereótipo e trazer mais diversidade de cultura, apagando tudo que foi discutido no passado e introduzindo novas regras para o futuro.