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O novo símbolo autocuidado

  • 6 de novembro de 2025
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Como as pessoas lidam com a mais nova vertente de identidade e bem-estar: a skincare.

Nátaly Nunes

“Oi Vogue, aqui é a Fátima Bernardes”, “Alô alô Vogue Brasil, eu sou a Angélica”, “Oi Vogue, prazer enorme falar com vocês, eu sou Eliana”. Essas introduções pertencem a três vídeos, que somam quase 300 mil visualizações, do canal Vogue Brasil, no qual celebridades são convidadas para mostrarem sua rotina de cuidados com a pele. A “Skin” pele + “care” cuidado, faz parte da rotina de muita gente, não só de famosas que têm acesso a produtos caros, que até podem ser diferentes, mas a sequência quase não muda muito: lavar o rosto, passar um hidratante e protetor solar.

Traços bonitos e até mesmo várias sessões de botox não anulam a necessidade dos cuidados diários para prevenir rugas ou linhas de expressão, e são esses detalhes que a skincare pretende amenizar. Uma boa genética pode te retardar de algumas imperfeições na pele, mas se não for bem cuidada, uma hora ou outra, a gravidade e a poluição certamente farão o seu papel. O Grupo MedSystems fez uma pesquisa sobre os brasileiros e mostrou que 67% dos jovens de 21 a 29 anos dedicam diariamente um tempo para esses cuidados. 61% de pessoas entre 30 e 42 anos também realizam a skincare e acima dos 60 anos a porcentagem é de 52%.

Seguindo a tendência

No Egito antigo o azeite e o leite eram usados para prevenir rugas, e para manter a pele hidratada era usada a gordura animal. Já na Grécia e Roma antiga não era estranho usar massa de pão úmida como máscara facial. Depois, na Revolução Industrial, a produção de cosméticos se tornou massiva. Hoje em dia, existem produtos diversos e específicos para cada área, como olhos, boca, pele seca, pele oleosa, mista e assim vai até chegarmos a uma lista que diz ser perfeita com 10 passos.  

Nos últimos anos, a Coreia do Sul virou referência em lançar tendências para o mundo todo. Além de consumir o mundo da música coreana e das séries, o resto do mundo ficou impressionado com o cuidado da cútis desses asiáticos e agora querem essa pele também. Esses 10 passos para a rotina perfeita de skincare vieram de lá e as marcas coreanas, seguindo a linha, também são uma das mais indicadas. Basicamente, para ter a pele perfeita é preciso ela estar super hidratada e hiper protegida.

A Opera Mundi trouxe uma entrevista com a gerente comercial de uma famosa loja de cosméticos coreanos no Brasil e ela explica que cuidar da aparência da pele é visto como um sinal de disciplina, saúde e respeito com os outros, na Coreia do Sul. 

Os utensílios de apoio na hora da skincare são tão necessários quanto os produtos. O face roller, por exemplo, é feito com uma pedra de quartzo rosa que promete reduzir o inchaço no rosto. Ele não traz malefícios para a pele e existem estudos que comprovam a melhora na circulação sanguínea, melhora no humor, entre outros. Porém, é bom lembrar que isso acontece apenas em decorrência da massagem e que não existe comprovação de que a pedra ou os cristais resolvem a situação. 

Enquanto o corpo descansa na hora de dormir, as máscaras faciais noturnas fazem o seu trabalho. A máscara de LED foi muito falada nas redes sociais. Alguns dizem que é exagero e outros falam que é essencial. Cada cor tem uma função específica, que vai desde a azul que contribui na cicatrização, até a branca que serve como calmante e alivia alergias.

Consumo

Amado por muitos e odiado por outros, os vídeos de extração de cravos e espinhas são um fenômeno da internet. A palavra “cravo”, em 2021, teve alta de mais de 10% comparado com anos anteriores, de acordo com o YouTube. Muitas profissionais de estética gravam suas próprias consultas para postar nas redes sociais. Isso vai além do marketing. Assim como os vídeos de ASMR também fazem muito sucesso, esses vídeos extravagantes chamam a atenção e, para muitas pessoas (eu certamente me incluo nisso), são relaxantes. 

Nos cinco primeiros meses de 2020 houve um aumento expressivo do interesse em produtos de skincare pelo e-commerce. De acordo com a agência especializada Omnichannel Corebiz, comparado com o ano anterior, os produtos para pele tiveram um aumento de 128%. As farmácias, por serem um dos únicos lugares que ficaram abertos na pandemia, aproveitaram o gancho desse desejo do cliente em cuidar de si estando em casa, que mesmo sem o lockdown, se perpetua até hoje.

Para aqueles que querem comodidade, o clube de assinatura é a modalidade ideal. Depois de fazer seu cadastro, colocar seu tipo de pele e, obviamente, efetuar o pagamento, você começa a receber no conforto da sua casa, todos os meses, caixas com produtos diversos para a pele. Esse tipo de comércio ficou bastante popular principalmente por conta de várias influenciadoras que fizeram sua publicidade. Anualmente, as empresas desse setor atingem 1 bilhão de reais, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). 

Protetor ou polemizador?

A pele perfeita é inimiga do sol e o protetor solar é um amigo, porém, não é todo mundo que pensa assim. Com milhões de visualizações, vídeos nas redes sociais com as hashtags #NoSunscreen ou #AntiSunscreen circularam disseminando a ideia de que o protetor solar causa câncer de pele, aumenta o melasma e não protege como promete. Antes de falar mais sobre o protetor solar em si, vale ressaltar que a Universidade de Miami analisou os vídeos mais relevantes sobre esse assunto e menos de 20% dos conteúdos foram feitos por profissionais da saúde. 

Em entrevista ao Skin Cancer Foundation, a diretoria ambulatorial do Departamento de Dermatologia do Brigham and Women ‘s Hospital, Elisabeth Buzney, explicou que não existem evidências comprovando que o protetor solar causa o câncer de pele, a verdade, o sol é um dos principais causadores. “Eles [seus pacientes] perguntam sobre todos esses procedimentos e produtos antienvelhecimento caros. Eu digo a eles: “Não. Se você deseja que sua pele tenha uma aparência jovem e fresca agora, daqui a 10 anos e daqui a 20 anos, a maneira de fazer isso é através da proteção solar”, comenta a também professora assistente de dermatologia em Harvard.

O cuidado principal é saber se a marca do seu protetor é confiável e regularizada. A Austrália foi palco dessa discussão toda porque de 20 marcas do país testadas, 16 não estavam oferecendo a proteção necessária, de acordo com a Choice Austrália. É bom lembrar que a proteção em horários de maior incidência do sol não deve depender apenas do protetor solar. Chapéus, camisetas com manga longa e calça são bem vindos. 

É de comer e de passar

“Você já parou para pensar que as escolhas que faz à mesa podem estar refletindo diretamente no espelho?”, foi assim que a Revista Veja trouxe uma matéria sobre um estudo realizado em uma universidade italiana que investigou alimentos que ajudam a ter uma pele mais bonita. Goiaba, morango, pimentão e brócolis são alguns exemplos de alimentos cítricos que ajudam a prevenir o fotoenvelhecimento e estimulam o colágeno. E claro, não é novidade que alimentos que contém gordura trans, como os ultraprocessados, contribuem para o aparecimento de imperfeições na pele. 

É difícil discordar que ingerir bons alimentos resulta em uma boa aparência, mas e passá-los direto na pele? O Metrópoles levou um especialista para comentar sobre os alimentos queridinhos das máscaras caseiras. Aveia clareia o rosto? Pó de café reduz olheiras? Água de coco ameniza rugas? O dermatologista explicou que a maioria dos alimentos não contribuem em nada. O café, por exemplo, tem ação estimuladora, mas os resíduos irregulares dos grãos são brutos para a pele. Portanto, é melhor procurar produtos específicos, que existem até mesmo aqueles à base de café. Em contrapartida o médico se autointitula fã da babosa. 

Desnecessariamente desnecessário

Rugas, linhas de expressão, bigode chinês, flacidez, manchas… Essas palavras remetem a um rosto de uma pessoa mais velha, porém, elas têm preocupado crianças. Basicamente, a geração Alpha, nascidos entre 2010 e 2025, não tem apenas como referência sua mãe e sua avó passando Nívea da latinha azul no rosto. Agora, com a internet, eles têm acesso às modinhas e a esse mercado. Dados da The Benchmarking Company mostram que, dentre os entrevistados, 79% das crianças procuram resenhas de produtos e 75% assistem tutoriais de cuidados com a pele e cabelo. 

Esse cuidado excessivo pode machucar a pele sensível das crianças e, na maioria dos casos, quanto mais ela se “cuida”, menos satisfeita ela ficará, ao ponto de procurar alternativas mais invasivas. Mas, enquanto as mães pedem para as garotas esperarem até os 15 anos para receber uma cirurgia plástica de presente de debutante, elas usam e abusam de produtos que podem comprar facilmente em farmácias. 

A puberdade é o momento da explosão de hormônios e a presença da acne não é nada bem-vinda. Falar que “é só uma fase, vai passar” não resolve e pode piorar o quadro inflamatório. Os cuidados são básicos e o próprio site da Nívea trouxe 4 (simples) passos de skincare para os adolescentes. 1- Limpar o rosto com sabonete facial; 2- Tonificar a pele com alguma água micelar; 3- Hidratar; 4- Proteger usando protetor solar.

Infelizmente, muitas crianças e adolescentes dividem a preocupação com as espinhas com a preocupação do envelhecimento da pele. A motivação para usar vários produtos e vitaminas é pensar em como a pele estará dali 50 anos. Uma pele que está bem longe de envelhecer não precisa se prevenir. Se for para poupar algo para o futuro, que elas deixem de comprar brinquedos e guardem o dinheiro para conseguir comprar um apartamento quando estiverem mais velhas. Obviamente, este é um exemplo esdrúxulo e exagerado apenas para mostrar a total falta da necessidade das crianças em usarem ácidos, esfoliantes pensando na sua pele do futuro. 

Amélia Gregory, de 13 anos, virou notícia quando quase ficou cega por seguir uma receita de skincare do TikTok. A pré-adolescente que mora na Inglaterra, usou produtos com retinol na composição e outro com ácido para esfoliar, resultando em uma celulite facial que espalhou para o olho esquerdo. Os médicos conseguiram reverter a situação.

Mas não é vilão

O auge da skincare pode ser visto como exagero, porque pelo jeito, para conseguir uma pele bonita e limpa é preciso encher de produtos, parece irônico, né? Por isso, o cuidado com a pele precisa ser acompanhado por um especialista e dentro da sua própria realidade. Lembrando sempre que: cuidado com a pele do rosto vai além da beleza.

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