O que acontece no TikTok não me interessa
- 27 de novembro de 2024
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Editorial
- 0
Theillyson Lima
Você já fez alguma coisa na sua vida baseado em algo que assistiu ou viu na internet? Provavelmente sim. Somos constantemente bombardeados por conteúdos em diversas redes sociais, sendo que cada pessoa tem suas redes preferidas e mais acessadas, e por mais que nos achemos livres dessas influências, elas permeiam diversas escolhas da nossa vida.
Dentro deste contexto, o TikTok tem proporcionado transformações na vida dos usuários, que passam a escolher filmes, ouvir música, experimentar alimentos, entre outras atividades, por influência do que consomem nessa rede. Talvez essa não seja a sua realidade, mas é a de milhões de jovens e adolescentes.
Eu, quando tenho alguma dúvida que precisa de resposta, costumo recorrer ao Google. No entanto, os grupos mais jovens passaram a utilizar o TikTok como mecanismo de pesquisa, tirando suas dúvidas e inquietações diretamente dos vídeos das redes, sejam eles de influencers, especialistas ou de usuários comuns.
Apesar desse impacto na vida pessoal, outro processo me intriga ainda mais. É a transformação que o TikTok é capaz de gerar na indústria produtiva de algumas áreas. O mercado dos livros, por exemplo, é fortemente influenciado pelo BookTok, que traz sugestões de leitura, sinopses de livros e até mesmo livros produzidos para o público da rede social.
A indústria musical também recebe impactos relevantes em suas produções, afinal, as famosas dancinhas são sempre acompanhadas de uma música. A consequência disso, é que essas músicas passam a ser constantemente reproduzidas, influenciando a carreira dos seus autores e o mercado das músicas mais ouvidas.
Estes são exemplos bem claros e fáceis de notar, mas essas influências permeiam diversas áreas que nem estão tão claras em nosso radar, como beleza, esporte, jornalismo, turismo, entre tantas outras.
A necessidade de consumir algo rápido, simples e fácil também altera o processo de produção de conteúdo. Como fazer um tutorial ou um vídeo de um tema importante em mais de 10 minutos, se as pessoas consomem vídeos curtos de 30 segundos a 1 minuto? E assim, a profundidade tende a se perder no meio do caminho.
Pensando em todos estes cenários apresentados, a edição 227 do Canal da Imprensa buscou analisar os impactos do TikTok em diversas áreas de interesse. O objetivo foi entender os processos produtivos, as mudanças geradas na “vida real” e as consequências disso para a sociedade.
Como já dito anteriormente, talvez o TikTok não seja a sua principal rede social e você não ligue tanto para o que acontece por lá. Mas uma coisa eu te digo: mudanças estão acontecendo, e não ligar para elas, não significa que elas não vão te impactar. Tenha uma boa leitura!