Beleza e TikTok: o casamento do século
- 27 de novembro de 2024
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- Theillyson Lima
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Dentre os temas relacionados a beleza, a #skincare conta com mais de 26 milhões de publicações na plataforma.
O mundo da beleza alcançou um espaço econômico e social único dentro do contexto atual. Tanto procedimentos estéticos quanto produtos cosméticos tornaram-se parte da vida diária de homens e mulheres e as redes sociais possuem um papel indispensável nesse desenrolar. O TikTok e a beleza formaram o casamento do século, a dissociação entre os dois não existe mais.
Antigamente, comprar maquiagens envolvia uma revista mensal, quinzenal ou semanal da Avon, Natura, Jequiti ou Mary Kay. Essas revistas eram uma espécie de catálogo que o cliente folheava e escolhia os produtos que desejava com uma caneta. Na grande maioria das vezes, ao escolher, o cliente não tinha como saber se o produto era adequado para o seu tom ou tipo de pele.
Algumas das únicas opções do comprador se resumiam a confiar na palavra do vendedor e aceitar todas as coisas maravilhosas com um total de zero defeitos, que a marca em questão afirmava sobre si mesma, se o comprador era mais exigente ou desconfiado, perguntava de pessoas que já haviam consumido o produto.
Atualmente, comprar um produto é incomparavelmente mais simples, rápido e prático, basta acessar a variedade de sites e aplicativos disponíveis, olhar os produtos oferecidos e escolher o que mais agradar e atender as necessidades com maior precisão. Questionamentos, dúvidas e incertezas se resolvem conectando-se ao TikTok e colocando o nome do produto na barra de pesquisa. Para se ter uma ideia da importância do TikTok para esse setor, a #Skincare já conta com mais de 17 bilhões de visualizações.
Quando o hype chega
A marca The Ordinary, queridinha e hypada, apresentou um relatório que constatou um aumento de 426% nas vendas por conta de vídeos no TikTok que contavam com “antes e depois” do uso de algum produto na pele. Vale lembrar que, no início, a marca não envolveu influenciadores pagos, ou seja, esse processo de crescimento foi totalmente orgânico.
No entanto, para os que já entendem o poder do TikTok, a chegada na rede já é repleta de estratégias planejadas para adquirir novos consumidores. Exemplo disso foi a marca NYX, que em 2020, chamou alguns dos influencers e usuários mais famosos da rede para apresentarem o seu próprio desafio, #ButterGlossPop.
A marca usou a hashtag para a divulgação de sua nova linha de glosses, que contou com uma trilha sonora personalizada, criada especialmente para viralizar na plataforma, e com a divulgação dos embaixadores os vídeos de transformação usando o produto bombaram rapidamente. Na época, a hashtag conta com mais de 11 bilhões de visualizações.
Fatos como esses provam o tamanho do poder que a plataforma detém em suas mãos, e que uma porcentagem econômica considerável do setor, depende do TikTok e da entrega do seu algoritmo para o consumidor.
O outro lado da moeda
Entretanto, nem só de boas influências o TikTok é feito. Se você puser clarear dentes na barra de pesquisa, o perfil @saudeebeleza212 que conta com pouco mais de 75 mil seguidores disponibiliza um vídeo que propõe uma mistura de clareamento dentário que, consiste em uma mistura de pasta de dente, bicarbonato de sódio e violeta genciana. O bicarbonato é um composto químico usado na culinária, limpeza e saúde, enquanto a violeta genciana é um corante com propriedades antissépticas que serve para tratar doenças de pele e mucosas.
Uma indicação como essa, é no mínimo irresponsável, pois além de não vir de um profissional da área, não expõe riscos e problemas que podem ser causados pelos produtos, dos quais dois não possuem finalidade dentária.
Outro exemplo é um tutorial que indica como fazer os lábios ficarem maiores. A receita concedida pelo app é feita de canela em pó e hidratante corporal. A receita não possui comprovações médicas ou científicas, e isso é sério, pois o efeito de uma mistura dessas em contato com a pele é incerto e pode oferecer riscos que são desconhecidos.
O TikTok se tornou essencial para o ramo da beleza, porém, ao consumir é necessário cuidado e cautela, pois nem tudo que é oferecido pela plataforma é confiável e livre de riscos. Ao consumir um conteúdo é necessário observar o canal de influência, se apresenta fatores negativos e positivos, e se outras pessoas já consumiram.
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