De edit à estádio: TikTok transforma consumo de esportes
- 27 de novembro de 2024
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- Theillyson Lima
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Apesar de suas características distintas em relação a outras mídias, os resultados têm se mostrado positivos para o universo dos esportes.
Gabrielle Ramos
Que o esporte é algo forte no Brasil, isso é senso comum. Está presente nas brincadeiras das crianças, nas competições profissionais, na empolgação da torcida dos times e até nas plataformas digitais. Mas como é que esse tema marca presença no TikTok, rede social com mais de 1,7 bilhão de usuários no mundo?
A importância do ao vivo
Seguir os jogadores favoritos e o time do coração faz parte da rotina daqueles que acompanham o mundo do esporte. Essa atividade, popular em outras redes sociais, também tem conquistado espaço no TikTok. Além do crescente interesse dos torcedores, as marcas enxergam na plataforma uma oportunidade valiosa de se conectar com o público e gerar lucro.
Isso começou em 2018, quando o TikTok fez sua primeira parceria com a NBA para produzir conteúdo exclusivo na plataforma. Desde então, o app se consolidou como patrocinador de grandes eventos e firmou acordos com diversas organizações esportivas.
Na tentativa de expandir esse alcance no mercado esportivo, o TikTok investiu em 2021 e 2022 na transmissão de jogos. Afinal, os fãs costumam acompanhar suas modalidades preferidas na televisão aberta, em canais de assinatura ou por meio de serviços de streaming.
Nesse período, o TikTok transmitiu jogos da Copa do Nordeste, LaLiga, Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022, dentre outros. No entanto, é evidente que atualmente ninguém diz “vamos assistir ao jogo no TikTok”. Dessa forma, a plataforma ainda está buscando pela sua presença neste universo dos streamings esportivos.
Conteúdos para quem consome esporte
Memes e vídeos engraçados sobre esporte também são um formato bastante presente na plataforma. No entanto, frequentemente, esses conteúdos são mais facilmente compreendidos por aqueles que fazem parte da “bolha” . Ou seja, quem não acompanha pode não achar engraçado.
Já aqueles que são mais genéricos geram o questionamento se realmente pertencem ao nicho esportivo, ou se apresentam conhecimentos gerais de todos. Na prática, esses vídeos acabam aparecendo para um público mais amplo, que nem sempre está inserido nesse universo esportivo.
Outro tipo de conteúdo presente no mundo dos esportes desde os primórdios são as previsões, análises e notícias sobre jogos, competições e atletas. No entanto, devido ao formato curto da plataforma, esses conteúdos muitas vezes não conseguem explorar o assunto com a profundidade que os consumidores gostariam.
Por isso, personalidades populares, como André Hernan, utilizam o TikTok mais como uma etapa de transição. Ou seja, direcionam os seguidores para outras plataformas mais rentáveis, como Spotify e YouTube. No caso dele, esses perfis estão linkados na bio ou em vídeos publicados, nas legendas com chamadas para o conteúdo completo disponível em outra plataforma.
Quando a bolha estoura
Apesar disso, em certos períodos, o TikTok se torna uma das principais plataformas, não para acompanhar os jogos e competições em tempo real, mas para discutir sobre eles. Exemplos disso são eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Nesses casos, os fãs do esporte conhecem os atletas, as escalações e as regras das modalidades e aproveitam a plataforma para se aprofundar nas interações sobre os acontecimentos.
Mas para aqueles que não estão tão familiarizados, tudo pode ser uma novidade. Por isso, vídeos, que explicam as regras das modalidades ou apresentam os atletas, se tornam muito populares. Além disso, outros temas relacionados ao esporte, mas que não se limitam apenas a ele, também ganham destaque na plataforma, atraindo um público ainda maior.
Nas Olimpíadas deste ano, por exemplo, o uniforme usado pela equipe brasileira na cerimônia de abertura gerou grande repercussão no TikTok desde o momento de seu anúncio. Muitas pessoas expressaram descontentamento, afirmando que a roupa não representava adequadamente o maior país da América do Sul.
Nesse contexto, surgem outros tópicos, como a representatividade de minorias no esporte, a falta de apoio e incentivo governamental aos atletas, entre outras questões sociais. Esses assuntos frequentemente ganham destaque dentro do nicho esportivo durante os períodos em que a atenção mundial está voltada para estes grandes eventos.
Pra quem não consome esporte
É nesse contexto que esportes como skate e surfe, que recentemente foram incluídos nas Olimpíadas, ganham destaque entre aqueles que não costumam consumir conteúdo esportivo. Personalidades como Gabriel Medina e Rayssa Leal se tornaram populares nas redes sociais, inclusive no TikTok.
Esses atletas, em particular, têm atraído o público jovem, que nem sempre está interessado no esporte em si. O interesse está na vida desses atletas, nas polêmicas, nas parcerias com marcas, entre outros temas.
Outra maneira de atrair novos públicos para o esporte no TikTok são os “edits”. Os de patinação artística no gelo, especialmente os de casais, atraem visualizações por causa da química ou associação com personagens de livros, por exemplo. Isso desperta a curiosidade sobre suas vidas pessoais, entre outros aspectos, o que leva os usuários a pesquisar e se interessar mais sobre o tema.
Além desses, edits com pilotos de Fórmula 1 são bastante comuns. No TikTok, a hashtag F1 e suas variações acumulam mais de 95 bilhões de visualizações. É notável que por causa dessa popularidade, o público tem se tornado cada vez mais diverso, englobando mulheres, jovens e pessoas da comunidade LGBTQIAP+.
O esporte no TikTok também tem se misturado com o mundo pop. Um exemplo é a relação entre a cantora Taylor Swift e o jogador de futebol americano Travis Kelce. Quando a cantora assistiu ao primeiro jogo de Kelce em 2023, sua presença causou um aumento de 400% nas vendas de camisas do jogador. Além disso, a procura por ingressos para o jogo seguinte disparou.
Por isso, não é surpresa encontrar diversos vídeos na plataforma que conectam o jogador e a cantora. As hashtags #Tayvis, #TaylorAndTravis e #TravisKelceTaylorSwift acumulam mais de 160 mil publicações. Isso tem ampliado o alcance da NFL para um público que, anteriormente, talvez não tivesse interesse pelo futebol americano, mas que agora se envolve com os jogos devido à influência de Taylor Swift.
Uma nova forma de consumir esporte
Isso mostra que, embora o TikTok não seja o local ideal para consumir esportes por meio de transmissões ao vivo ou análises mais longas de comentaristas, a plataforma tem se mostrado uma ferramenta poderosa para atrair novos públicos. Afinal, essas pessoas podem se interessar minimamente por esses conteúdos ou por algo relacionado a eles e se tornarem consumidores desse universo.
Quando isso acontece, o consumo vai além do TikTok. Os usuários podem migrar para outras redes sociais, assinar serviços de streaming, acompanhar competições presencialmente e comprar produtos relacionados. Esse interesse impulsiona lucros em diversas frentes.
Além disso, o TikTok também tem sido fundamental para atrair públicos mais jovens e alcançar segmentos diferentes dos esportes. Isso já vem acontecendo de forma natural, devido à maneira como a plataforma conecta temas esportivos a outros interesses. Por isso, tem se consolidado como um ambiente propício ao desenvolvimento do esporte, mesmo que de uma maneira diferente do convencional.