O império Boca Rosa
- 31 de maio de 2023
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- Theillyson Lima
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Como uma simples blogueira se tornou um dos maiores pilares da cosmetologia brasileira.
Hellen de Freitas
Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, é empresária e influencer. Começando como blogueira, ela cresceu na internet através de tutoriais de maquiagem e todo esse universo por meio do seu blog e canal no YouTube. Contudo, atualmente a “menina dos seus olhos” é a sua marca de maquiagem Boca Rosa beauty, sendo ela apenas uma das suas grandes vertentes dentro da sua empresa como todo: Boca Rosa Company.
Ela tem apenas 27 anos, contudo, conquistou mais do que muitas pessoas que já estão há anos no mercado. Ela já saiu em variadas revistas, saindo na lista de mulheres de sucesso da Forbes que é muito bem prestigiada, fora a sua fortuna que está estimada entre 50 e 100 milhões de reais.
Neste canal, você conhecerá um pouco da Bianca Andrade, Boca Rosa ou como alguns brincam “Bianca Rosa”. Uma mulher multifacetada que mudou a internet e a indústria de marketing e beleza comercial.
Big Brother Brasil
Bianca também participou do BBB 20, primeira edição do reality em que teve participantes separados entre camarote, na qual se encontravam os famosos, e pipoca, os anônimos. Essa foi uma edição recheada de momentos icônicos. A empresária viu esse programa muito além do que os outros, utilizando a grande audiência da Globo ao seu favor.
Primeiramente, ela criou toda uma estratégia utilizando a sua plataforma do Instagram com os programas ao vivo. Ela postava um look e maquiagem no feed e no mesmo dia usava exatamente a mesma roupa no ao vivo. Tudo estrategicamente calculado e elogiado pelo público que percebeu a técnica e aprovou.
Fora isso, a influencer fazia propaganda de forma gratuita ao longo dos episódios, sempre soltando uma piadinha ou quando elogiavam sua maquiagem ela fazia questão de enfatizar que estava usando a SUA marca! Ela também usou e abusou do delineador branco, que foi uma das suas marcas no reality. Por conta disso, quando o produto foi lançado não deu outra, foi sucesso na certa.
Boca Rosa, inclusive, viralizou ao chorar de forma demasiada no BBB e permanecer com toda a sua maquiagem INTACTA! Foi o famoso marketing orgânico.
Ao sair do programa, ela deu entrevista à Revista Quem e confirmou que as suas vendas triplicaram devido ao sucesso do reality. Mesmo não ganhando a edição, seus resultados foram incríveis.
Redes sociais ao seu favor
Planejamento é algo que toda a Boca Rosa Company possui, sempre com propagandas muito bem pensadas com o famoso storytelling. Para você que talvez não saiba, o storytelling é a arte, a habilidade, de desenvolver e contar histórias utilizando recursos audiovisuais que vai além das palavras. As marcas usam esse método para criar uma conexão entre o público e a marca em si.
A Boca Rosa já faz isso naturalmente por conta da pessoa que é a Bianca e toda a sua história de mais de uma década na internet. Criada na comunidade da Maré no Rio de Janeiro, até se tornar uma das principais empresárias de cosméticos do país, a conexão com os fãs que automaticamente se tornaram consumidores já estava desenvolvida, e é exatamente isso que a grande mente por trás do cargo de CEO enfatiza em suas campanhas.
Em 2021, ao lançar o seu escritório presencial da empresa, ela decidiu fazer uma contagem regressiva no perfil utilizando personagens que haviam inspirado cada cômodo do local. Com fotos lindas harmonizando as cores, modelitos com a personagem escolhida, o público ficou ansioso para saber o resultado final da sua segunda casa.
A sala de reuniões do escritório foi representada pela Miranda Priestly do clássico filme “O diabo veste Prada”, brincando com o lado mais chefe obstinada e conhecida como a melhor, se encaixando totalmente no objetivo do cômodo.
A parte do camarim do lugar foi linkado com a Emilly da série “Emilly em Paris”, que na época estava muito em alta. A delicadeza da sala conectou com a roupa e a ideia da personagem ser um ícone fashion.
Ô “bicha” marketeira é essa Bianca! Ela entrelaçou ícones da televisão com o seu próprio universo, fazendo todos conectarem a sua própria identidade com a de outras pessoas conhecidíssimas.
Multiverso Boca Rosa
Se for falar de campanha icônica, a do metaverso estaria em primeiro lugar, criando uma tensão com a contagem de dias que faltavam para o lançamento dos produtos usando de elementos tecnológicos para dar dica do que viria por aí.
A marca lançou óleo facial, blush líquido, paleta de sombras, máscara de cílios e tint gloss, todos inspirados em termos do metaverso com nomes como: Metamask e Cyber oil. A grande surpresa, além dos produtos terem sido criados com uma identidade visual fora da caixinha, foi o lançamento de um avatar dentro do próprio metaverso.
O avatar se chamou nada mais, nada menos, do que PINK, uma vertente da Boca Rosa dentro de um universo que tem tudo para ser a nova promessa tecnológica dos próximos anos. Mais uma vez, a Bianca deu o nome ao se inserir “pique” Doutor Estranho no Multiverso da loucura Rosa.
Bianca Rosa?
Em uma entrevista na televisão o seu nome foi colocado como Bianca Rosa. Foi uma gafe e erro da produtora, contudo, até mesmo isso ela pegou como forma de se autopromover. Ao mudar seu user no Instagram, ela entrou na brincadeira ao entender que era normal confundir as duas facetas da sua vida.
Essa situação só me fez pensar o quanto a sua imagem está totalmente atrelada a marca, como se fossem uma coisa só. Não existe uma linha que separe a Bianca Andrade da Boca Rosa, afinal o consumidor vinculou ambas em uma única caixa. Ao vender o produto, ela também vende uma parte da sua essência.
A Boca Rosa é o melhor exemplo de que influencers e blogueiras, podem sim usar a sua imagem para vender suas mercadorias se feito da forma certa e muito bem planejada. Assim, mudando a história do marketing como a Bianca mudou.