Samsung: A melhor empresa de tecnologia segundo… sua publicidade
- 31 de maio de 2023
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- Theillyson Lima
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Como através da suas campanhas publicitárias a sul coreana busca se tornar imprescindível e posicionar como a melhor da indústria
Cristina Levano
Na era digital, a publicidade tornou-se uma ferramenta poderosa para moldar nossas percepções e decisões de compra. As empresas de tecnologia competem ferozmente por nossa atenção. Entre elas, está a Samsung, uma marca mundialmente reconhecida por seus dispositivos eletrônicos inovadores – ou, pelo menos, é isso o que dizem nas propagandas. Porém, por trás da brilhante fachada de suas campanhas publicitárias, esconde-se um mundo de perguntas e dúvidas.
Fundada em 1º de março de 1938 na cidade de Daegu, atual Coreia do Sul, a Samsung, que no início chamava-se “Samsung Trading Company”, dedicava-se principalmente à exportação de produtos secos, como peixe e legumes secos, para a China. No entanto, ao longo dos anos, a Samsung experimentou um crescimento significativo e se expandiu para vários setores, tornando-se um dos maiores e mais bem-sucedidos conglomerados do mundo. Hoje, a Samsung está presente em setores como eletroeletrônicos, tecnologia da informação, telecomunicações, eletrodomésticos e muitas outras áreas.
Além dos atributos próprios da marca e do ponto de vista estratégico de marketing local, eles conseguiram construir uma proximidade especial na comunicação, o que lhes deu consistência ao longo do tempo. Assim, esta companhia não vende apenas aparelhos tecnológicos, mas também vende confiabilidade, conforto e confiança através de suas campanhas publicitárias. Isso os posiciona como uma das marcas de maior preferência dos consumidores. Mas como?
Você precisa disso/ O imprescindível
“I would never switch to Samsung. I love my phone” (em português: “Eu nunca mudaria para um Samsung. Eu amo meu celular”). Com essa frase se abre um dos anúncios mais recentes da Samsung. Nele, duas amigas (vamos chamá-las de Karen e Emilly) estão conversando. Karen mostra os benefícios do seu novo Samsung Galaxy Z Flip 4 (celular que dobra), mas Emilly deixa claro que não quer trocar de celular. Devido a isso, durante todo o vídeo ela se encontra com muitas coisas que lembram o Galaxy Z Flip 4, criando uma vontade intensa nela de trocar seu celular. Ela tenta, inclusive, dobrar seu celular “normal”. No final, ela termina comprando o Galaxy Z Flip 4. Enquanto utiliza o celular novo, outra pessoa vê a cena e a história recomeça.
Esse tipo de anúncio é uma prova de como as campanhas publicitárias da Samsung costumam exagerar nos recursos e funcionalidades de seus produtos. Eles são frequentemente retratados como revolucionários e capazes de mudar completamente nosso modo de vida, ao ponto de te fazer acreditar que você realmente precisa do produto “único e imprescindível”. Isso pode levar a expectativas irrealistas entre os consumidores e gerar decepção quando eles descobrem que a realidade não cumpre as grandes promessas. Uma estratégia de marketing interessante e eficiente? Talvez. Mas o exagero, ao final, pode chegar a ser enganoso, o que terminaria minando a confiança do consumidor e criando uma sensação de desilusão.
Influência em foco
A publicidade da Samsung é conhecida por utilizar muitos atores, cantores e influenciadores digitais dos países específicos de cada campanha a fim de promover seus dispositivos.
De acordo com a Pesquisa Global do Consumidor 2022, realizada pelo Statista, o Brasil é o país em que os influenciadores têm mais poder sobre as decisões de compra das pessoas. Essa pesquisa mostra ainda que esse número vem crescendo no país. Em 2019, cerca de 36% dos entrevistados afirmaram que compraram algum produto após ter sido indicado por um influencer. Já em 2022, esse número subiu para cerca de 44%.
No entanto, os anúncios publicitários rapidamente endossados por famosos não são a única estratégia publicitária da Samsung. A empresa criou uma equipe de embaixadores da marca, chamada de “Team Galaxy”. No Brasil, participam famosos como Anitta, Hugo Gloss, Raphael Fidelis, Maisa, Juju Franco, entre outros. Para escolher os membros do “Team Galaxy”, a Samsung foca em indivíduos criativos e inovadores, além de terem grande alcance e influência (principalmente nas redes sociais).
O cliente como prioridade
Todos os produtos Samsung são direcionados para o público mais variado possível: crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres. Seus clientes são normalmente pessoas de classe média alta e que são extremamente exigentes em relação à tecnologia.
O que um cliente procura em aparelhos Samsung, principalmente em smartphones e tablets, é funcionalidade, potência, design arrojado, sofisticação, câmera e som de alta qualidade, espaço, facilidade etc. A companhia trabalha para satisfazer os interesses do seu amplo público.
Durante a pandemia, a Samsung priorizou a inovação visando aprimorar as experiências dos clientes à medida que expandia sua presença em toda a Europa. Frente ao fechamento das lojas físicas, a empresa teve que repensar sua estratégia de conexão com os clientes através dos canais digitais. Em um curto espaço de tempo, a Samsung transferiu sua expertise do varejo tradicional para as vendas online, recriando a experiência de compra virtual.
Com o objetivo de proporcionar aos clientes as mensagens de informação obtidas em uma loja física, a Samsung implementa recursos como chats ao vivo e demonstrações em vídeo com especialistas em produtos. Essas opções permitem que os compradores tenham acesso a informações detalhadas e interajam com os produtos, mesmo estando em casa.
Assim como na publicidade, os novos produtos e os convênios estratégicos com outras empresas, tudo é feito pensando em como chegar a interessar clientes, à medida que aprendem sobre seus produtos, o que repercute no mercado a seu favor.
Os resultados desse trabalho de mãos dadas já são visíveis. Um levantamento da American Customer Satisfaction Index de 2023 mostrou que a Samsung ocupou o primeiro lugar em satisfação ao cliente. A pesquisa reuniu dados de clientes que avaliam seus próprios dispositivos móveis, e reconhece os líderes do setor pela excelência em qualidade de produto, reparo de serviço, confiabilidade de aplicativos móveis e cobertura de garantia.
Loop do consumismo inconsciente
Algumas campanhas publicitárias, principalmente tecnológicas, geralmente concentram suas propagandas exclusivamente no aspecto tecnológico de seus produtos, negligenciando outros pontos importantes, como o impacto ambiental de sua fabricação e uso. Como a conscientização sobre sustentabilidade e responsabilidade corporativa aumentou, em 2022, a Samsung se pronunciou e anunciou uma estratégia ambiental que promete reduzir as emissões de carbono até 2050.
Ainda assim, é decepcionante ver a Samsung não abordar adequadamente essas questões em suas campanhas publicitárias, pois a falta de transparência sobre as práticas de fabricação e a pegada de carbono de seus aparelhos pode levar os consumidores a tomar decisões de compra desinformadas e perpetuar um ciclo de consumo insustentável.
Em busca do Status
A existência de competição e rivalidade da Samsung com outras marcas não é novidade, mas algo que se destaca na empresa é escolher corretamente com quem competir e em que momento.
Como exemplo, vemos que, há alguns anos, um Samsung Galaxy, pelo simples fato de ser Android, era visto como um celular inferior. Em contraste, o iPhone (iOS/Apple) possuía e ainda possui, aos olhos do público, o título de um dos melhores da indústria.
A Samsung sabia disso, porém, no começo, ao não se encontrar no “nível” da Apple, resolveu competir com suas iguais – outras marcas Android – para se diferenciar delas e criar seu próprio título. Após virar praticamente sinônimo de bons Androids, começa a ofensiva contra a Apple.
Pouco a pouco, a empresa sul-coreana usa suas publicidades para incrementar essa rivalidade e fomentar polêmica, algo que o público aprecia. Em algumas ocasiões foi sutil, e em outras, nem tanto, como em um dos vídeos da campanha “On the Fence” (em cima do muro), que chama o público a não esperar mais no muro e mudar para a Samsung. Nele, um homem está literalmente sentado em uma cerca enquanto uma mulher usando um Galaxy Z Flip 4 inicia uma conversa. “Eu costumava ser você”, diz ela. “Sentado em cima do muro tentando escolher entre a Apple e a Samsung”. O homem conta como deseja mudar para um dispositivo Samsung, mas está preocupado com o que seus amigos que usam o iPhone vão pensar. Ela continua explicando que ele deveria mudar porque seus amigos ficarão com ciúmes, algo que acontece no final da propaganda.
Ao se comparar com outras companhias tecnológicas, a Samsung busca se estabelecer como a escolha superior e se posicionar como padrão de excelência. O trabalho não foi em vão. Em 2022, a Samsung foi a empresa que vendeu mais celulares no mundo, superando a Apple, que ficou em segundo lugar. Já no primeiro trimestre de 2023, continua na liderança, conquistando 22% do mercado.
Mesmo assim, por mais que ao longo dos anos a empresa tenha avançado, inovado e otimizado seus serviços e dispositivos, ainda luta com a percepção que o público tem sobre eles. No entanto, continuam inovando e trabalhando para que seus produtos superem a concorrência. Ao longo de tudo isso, milhões são investidos em publicidade, afinal, o que não é visto, não é comprado.