A infância, revolucionada
- 25 de novembro de 2019
- comments
- Thamires Mattos
- Posted in Análises
- 0
A série Barney e Seus Amigos orientava crianças em diferentes aspectos: a terem bons modos, como cuidar da natureza, e, até mesmo, como aprender matemática
Djuliane Rodrigues
Na Grécia Antiga, a educação infantil era retratada como algo elitizado, privilégio dado aos jovens de famílias tradicionais da antiga nobreza ou dos comerciantes enriquecidos. Baseado na tradição religiosa, o ensino era ministrado pela própria família ou através de atividades coletivas (festivais, banquetes e reuniões). Com todas as arbitrariedades da sociedade, as crianças eram controladas pelo medo e sem nenhuma perspectiva de vida, pois a maioria morria com alguma epidemia. Era uma idade de passagem, ameaçada por doenças.
Com a ascensão do capitalismo e as Revoluções Industriais, o acesso à educação passou por inovações e avançou significativamente. A série Barney e Seus Amigos, criada por Sheryl Leach e transmitida pela primeira vez em 6 de abril de 1992, é um exemplo disso. Seu personagem principal é Barney, um dinossauro roxo e verde. Lá, é retratada uma metodologia de ensino revolucionária comparada à Grécia Antiga. O programa orientava crianças em diferentes aspectos: a terem bons modos, como cuidar da natureza, e, até mesmo, como aprender matemática. A fim de que os pequeninos aprendessem com mais facilidade, Barney cantava músicas e fazia coreografias. São mais de 25 canções que falam sobre como escovar os dentes e até mesmo sobre amar uns aos outros. Ele é um personagem imaginário que voltou da extinção à vida.
Com uma linguagem simples e tudo muito bem ilustrado para que os pequenos aprendessem observando e cantando, a série foi considerada proporcional ao nível de aprendizado das crianças na época. A produção ainda ensina que, desde muito cedo, é necessário ensinar não somente a ler e escrever, mas também como ser educado diante da sociedade. Em um dos episódios mais famosos de Barney e Seus Amigos intitulado “Boas maneiras”, o dinossauro lê um livro de Bella (uma das personagens do episódio) para que seus amigos aprendam a serem educados antes de ir à festa da personagem. As crianças aprendem que, antes de comer, deve-se lavar bem as mãos; ao sentar à mesa, é necessário falar baixo a fim de e demonstrar cortesia; e, além disso, Barney faz uma alusão à história de Alice no País das Maravilhas para ensinar às crianças boas maneiras. Ele ainda mostra que devemos compartilhar com o próximo aquilo que temos.
A série lançou seu último episódio em 6 de novembro de 2010. Artistas famosas como Selena Gomez e Demi Lovato foram algumas das estrelas que participaram e contribuiriam na educação de milhões de crianças em Barney e seus Amigos na década de 1990.
Com isso, comprova-se que a animação citada da TV continha boa didática de ensino e era objetiva em seus métodos educacionais. Seu interesse em educar ia além daquilo que se aprende em sala de aula. O programa transmitia e ensinava assuntos morais e éticos a fim de preparar a criança para uma boa conduta social, o que comprova a ideia do sociólogo Immanuel Kant: “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”.