Realidade Cômica
- 20 de maio de 2019
- comments
- Thamires Mattos
- Posted in Análises
- 0
Com um programa em canal fechado, Gregório Duvivier não tem censura ao fazer suas críticas
Gabriel Buss
À sociedade brasileira é dado o crédito de bem-humorada, sempre com um sorriso no rosto e que tem bom humor até nas situações mais complicadas que envolvem o país. Isso fica claro quando vemos os programas humorísticos que temo. Em todos, a crítica e o cômico procuram andar juntos.
A HBO resolveu dar espaço em 2017 ao humor de um dos integrantes do grupo Porta dos Fundos: Gregório Duvivier. Assim, surgiu o Greg News, apresentado e roteirizado pelo humorista. De início, apenas uma temporada foi encomendada, mas o sucesso do programa fez com que fossem anunciadas mais duas. O sucesso se deu principalmente pelo uso da sátira. Ela é a essência do humor dentro do talk show.
Com o objetivo de falar sobre assuntos quentes, Greg News atraiu elogios e críticas típicos dos programas humorísticos. No entanto, a postura de Gregório Duvivier fez com que o programa se consolidasse. Quando se faz humor satírico, é necessário ter talento. Duvivier não mostra ao que veio apenas apresentando o programa, mas tem exposição ao construir roteiros cheios de dados. Através destes, vai contra falas e atitudes de políticos e funcionários públicos brasileiros.
No dia 19 de abril, Gregório falou sobre o Supremo Tribunal Federal. Uma revista havia sido censurada pelos ministros. O clima sempre é medonho quando se pensa no STF protagonizado em um programa de humor. Mas o Greg News desenvolveu o assunto com críticas à algumas atitudes de ministros, e comentou que a censura ocorrida nas últimas semanas já aconteceu em 2016. Na época, a atriz Mônica Iozzi foi condenada a indenizar Gilmar Mendes por ter feito uma publicação questionando a imparcialidade do ministro. Além disso, o programa fez diversas críticas à postura de Jair Bolsonaro em relação ao Supremo, e as propostas para tornar a maioria do Supremo aliados seus, através das nomeações futuras. Mesmo após criticar alguns ministros, Duvivier ressaltou a importância do Supremo em toda democracia.
Em contraste com outros programas de humor, Greg News tem carta branca da HBO para fazer suas críticas. Isso torna o programa ser mais autêntico. As posições são sempre claras e objetivas. Nesta nova temporada, as críticas ao governo Bolsonaro são explicitas e feitas sem pudor, sem nenhum corte no roteiro. De forma dinâmica, o programa trata de assuntos sérios e procura sempre usar sátira e a comicidade como ferramentas primordiais. Assim, o humor passado ao telespectador não é vazio, mas sim uma fonte de reflexão.