5inco minutos de fama
- 23 de novembro de 2023
- comments
- Theillyson Lima
- Posted in Análises
- 0
A garota que foi pioneira no YouTube voltou para o site, depois de seis anos, sem inovações suficientes.
Lana Bianchessi
Quem gosta de ficar ouvindo barulhos altos de vizinhos, principalmente durante os jogos da Copa do Mundo? Ninguém. Foi exatamente por isso que Kéfera Buchmann, criadora do canal 5inco Minutos, lançou seu primeiro vlog no YouTube, no dia 25 de julho de 2010. Se iniciava a era de youtubers que se popularizaram aqui no Brasil e entre eles, Kéfera começava a criar sua carreira digital em meio a vídeos rápidos sobre seu dia ou histórias que já tinha vivido.
Com muito sucesso, a youtuber recebeu muitas propostas para apresentar programas, participar de filmes, novelas e séries e até escreveu livros. Mas, em 2017, parou de fazer os vídeos que lhe deram tanta fama. Recentemente, ela voltou ao YouTube. Será que ainda continua fazendo sucesso?
É ou foi famosa?
Kéfera Buchmann estreou na plataforma sendo uma das primeiras mulheres a produzir conteúdos. Seu público começou a ser firmado depois de alguns vídeos de cinco minutos de duração, em que ela falava de suas experiências como garota de 17 anos. Os fãs dela eram adolescentes e jovens que começaram a se identificar com o conteúdo que ela produzia, tanto por ela ser menina no mercado youtuber antes composto majoritariamente por homens como por ser mais nova ou ter a mesma idade que muitos espectadores.
Ganhou duas vezes seguidas, em 2016 e 2017, o prêmio de Youtuber Feminina Favorita do Meus Prêmios Nick, a versão brasileira do Nickelodeon Kids’ Choice Awards (maior prêmio infantil da TV mundial). Foi indicada a outros prêmios também, como atriz e participação em filmes.
Além do YouTube, ela foi chamada para apresentar um programa de televisão próprio, o Zica, na Mix TV, voltado para as novidades do mundo das celebridades adolescentes. Depois, participou de rádios, outros programas de TV e canais de humor no YouTube, incluindo Parafernalha e Felipe Neto. No teatro, atuou em algumas peças e stand ups com sua amiga Bruna Louise, participou numa cena no filme brasileiro “A Noite da Virada” e dublou uma personagem no Filme da Disney “Operação Big Hero”. Escreveu três livros, o mais famoso sendo “Muito Mais Que 5inco Minutos”. Ele foi o mais vendido da Bienal do Rio 2015.
Criou sua popularidade nas redes sociais ao mostrar sua vida pessoal, e no YouTube continuou fazendo produtos relacionados a sexo, paródias, vlogs e assuntos em alta. Os vídeos são semelhantes: ela aparece sozinha e conversa com a câmera, ou seja, com seus espectadores. Às vezes, sua mãe, Zeiva, dá as caras, assim como seus animais de estimação, o namorado da época, a amiga Bruna Louise e outros youtubers.
Saída e retorno
A produtora de conteúdo postou o penúltimo vídeo antes de sair do site em 31 de outubro de 2017. Após isso ficou três anos sem nenhum outro produto, até que em 25 de julho de 2020 publicou seu vídeo de comemoração de 10 anos do canal e de despedida. Ela explicou que desde sempre quis focar em sua carreira de atriz e que não estava sendo a pessoa que ela era. Kéfera disse que ouvia muitos comentários sobre a sua imagem e queria descansar.
Em sua pausa, a atriz fez algumas peças de teatro e participou de um filme brasileiro chamado “Pronto, falei”. Não fez muitos conteúdos relevantes e nem aparições na TV, ficando um pouco no anonimato, por escolha ou não.
Após praticamente seis anos de pausa na plataforma do YouTube, voltou no dia 28 de setembro de 2023 com um vídeo intitulado “VOLTEI PRO YOUTUBE!!!”. Agora, a atriz e influencer diz que consegue conciliar as duas coisas e ficou com saudade de produzir conteúdos para a plataforma.
Vai engajar?
Depois de tanto tempo fora do ar, é um tanto arriscado voltar ao antigo job, já que o público que recebia seus vídeos ficou mais velho e perdeu o interesse pelo conteúdo. Os adolescentes e jovens agora já são adultos que não têm tanto tempo assim para consumirem o mesmo formato de vídeos que ela continua apresentando. Ninguém mais quer ver alguém falando dela mesma para a câmera sem ter um tutorial de maquiagem junto ou um react de algo, que são exemplos de conteúdos atuais. Sobraram somente os fãs da atriz que não desgrudaram da celebridade.
Seus vídeos antes batiam as marcas de milhões de visualizações, com seu vídeo mais visto tendo 48 milhões de views. Agora, mal alcançam 500 mil, que já é muito para vídeos com categoria de vlogs, mas pouco para alguém que foi tão consolidada no mercado como ela era.
Além do mais, a plataforma inteira mudou muito durante esses anos de hiato que a influencer ficou fora, o sistema de algoritmos é outro e isso influencia diretamente no público. Antes, você não precisava engajar um vídeo postado para ter visualizações porque o site entregava esse produto aos inscritos facilmente. Mas hoje, a plataforma funciona com vídeos virais, não vive de inscritos.
Kéfera tem 17 milhões de seguidores no Instagram, 7 milhões a mais do que no YouTube, ela poderia usar essa influência conquistada lá para atrair atenção para o canal recentemente ativo, mas a chamada para a plataforma está fraca. A única forma que é possível perceber a propaganda do 5inco Minutos é em reels com cortes do vídeo novo publicado no YouTube e menções nos Stories. Talvez não suficiente para engajar o público para a outra plataforma, pois seu engajamento está caindo a cada vídeo.
Um motivo do baixo engajamento é a incerteza sobre o público alvo. Parece ser para a Geração Z, pessoas com idade de 8 a 23 anos, mas o formato não capta esse pessoal que está acostumado com vídeos do TikTok. A estética nova do canal de muitos emojis e caixa de texto parecida com chats, juntando com o título de cunho sexual, não chama mais atenção como chamava antigamente.
Se ela conseguir, depois de seis anos fora, sem a prática de surfar nos novos algoritmos e sem inovar o formato do conteúdo, receber a mesma audiência que quando ela estava no auge da popularidade em 2015, vai ser uma surpresa.